O uso racional da água parece ser uma das saídas para combater a escassez do produto no futuro. O fantasma da seca que se verifica todos os anos na altura dos meses de verão em todo o País ou principalmente em algumas zonas. A tecnologia de Membranas Filtrantes e o aproveitamento das águas da chuva são alternativas viáveis para este flagelo anual.

Conceito de Reutilização

O reaproveitamento ou reutilização da água é o processo pelo qual a água, tratada ou não, é reutilizada para o mesmo ou outro fim. Essa reutilização pode ser direta ou indireta, decorrentes de ações planeadas ou não.

- A reutilização indireta não planeada da água: ocorre quando a água, utilizada em alguma atividade humana, é descarregada no meio ambiente e novamente utilizada a jusante, em sua forma diluída, de maneira não intencional e não controlada. Caminhando até o ponto de captação para o novo usuário, a mesma está sujeita às ações naturais do ciclo hidrológico (diluição, auto-depuração).

- Reutilização  indireto planeado da água: ocorre quando os efluente depois de tratados são descarregados de forma planeada nos corpos de águas superficiais ou subterrâneas, para serem utilizadas a jusante, de maneira controlada, no atendimento de algum uso benéfico. A reutilização indireto planeado da água pressupõe que exista também um controle sobre as eventuais novas descargas de efluentes no caminho, garantindo assim que o efluente tratado estará sujeito apenas a misturas com outro efluentes que também atendam ao requisitos de qualidade da reutilização com objetivos .

- Reutilização direta planeado das águas: ocorre quando os efluentes, após tratados, são encaminhados diretamente de seu ponto de descarga até o local da reutilização, não sendo descarregados no meio ambiente. É o caso com maior ocorrência, destinando-se a uso em indústria ou irrigação.

- Reciclagem de água: é a reutilização interno da água, antes de sua descarga em um sistema geral de tratamento ou outro local de disposição. Essas tendem, assim, como fonte suplementar de abastecimento do uso original. Este é um caso particular da reutilização direta planeada.

Filtros

Os filtros de caleiras estão indicados para serem instalados nas condutas de descidas  das aguas das chuvas dos telhados.

O processo filtrante destina-se simplesmente a separar toda a folhagem ou outros sólidos misturados na água. A sua manutenção é simples e rápida.

Nestes filtros a sujidade é expelida para o exterior, e a água da chuva filtrada continua a ser conduzida pelo tubo de descida, Este tipo de filtros também pode servir para equipar instalações de captação da água das chuvas. No caso de ter problemas com o destino das aguas, poderá envia-las para um túnel ou tanque de disseminação.

Para instalar estes filtro não é exigido mão-de-obra qualificada, pode ser feito por qualquer pessoa.

Copyright © 2007-2017        Eco-Alcance Unipessoal, Lda     Reservados todos os direitos