Perguntas frequentes

O que são fossas sépticas?

 

As fossas sépticas  ou séticas  são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. É uma maneira simples e barata de disposição dos esgotos indicada, sobretudo, para a zona rural ou residências isoladas. Todavia, o tratamento não é completo como numa estação de tratamento de esgotos.

 

A que distancia devem ficar as fossa das casas de habitação?

 

As fossas devem ficar a menos de 5ml, das casas, para evitar entupimentos, a descarga no subsolo, essa pode ser a mais de 100ml, onde for mais conveniente, respeitando a distancia mínima de 30ml de agua potáveis como poços ou furos.

 

Qual a manutenção que uma fossa desta tem?

 

Estas fossas devem ser despejadas de 1 a 4 anos dependendo do tamanho e tipo de fossa, os serviços técnico da Eco-Alcance informam o cliente na altura da venda, quais são os cuidados de manutenção do produto vendido.

 

Se o nível freático for elevado posso instalar uma fossa deste tipo?

 

Sim, mas terá sempre de pedir informação técnica para a instalação e requisitos, necessários para a sua obra

 

Posso utilizar uma fossa sética para rejeição das águas residuais da minha habitação?

Sim, mas deverá sempre ter em conta da existência ou não de sistema público de saneamento de águas residuais próximo da sua habitação.

Normalmente, só pode instalar uma fossa séptica se não existir rede pública de saneamento de águas residuais disponível (ou seja, a menos de 20 metros do limite da propriedade), o que deve verificar junto da entidade gestora responsável pelos serviços de água na zona onde reside.

Existem casos excecionais, por exemplo quando se verifique difícil a ligação ao sistema público, podem ser aceites pela entidade gestora soluções simplificadas, desde que garantidas as condições adequadas de saúde pública e proteção ambiental.

As fossas séticas, a construir pelo utilizador, deverão ser reservatórios pré-fabricados e estanque com descarga ou não no subsolo, dependendo das proximidades do terreno a aguas potáveis, tipo de terreno, limitações do tamanho do terreno envolvente e autorização da entidade reguladora , são reservatórios que garantam o total armazenamento da água residual, não sendo permitida qualquer descarga para o meio envolvente, sem pré tratamento, de modo a salvaguardar a proteção da saúde pública e ambiental.

Quando as fossas séticas são de tratamento para descarga no subsolo, têm de ter obrigatoriamente órgãos complementares tratamento anaeróbico e aeróbico e  a descarga deve existir meios de infiltração ou filtração de modo a garantir o tratamento adequado/completo das águas residuais e posterior descarga no meio envolvente, Informações fornecidas pela Eco-Alcance na altura da venda dos equipamentos, de forma a garantir a proteção da saúde pública e ambiental. Nestes casos, as fossas devem ser devidamente licenciadas junto da Administração da Região Hidrográfica (ARH).

 

Legislação a consultar:

· Artigo 59.º e 62.º do Decreto-Lei n.º 194/2009, de 20 de agosto;

· Artigos 48.º do Decreto-Lei n.º 226-A/2007, de 31 de maio;

Portaria n.º 1450/2007, de 12 de novembro.

 

 

A manutenção das fossa é fácil?

A manutenção das fossas da Eco-Alcance, é fácil e higiénica. A Eco-Alcance criou um pré filtro que inclui uma pega ao nível da tampa de forma a não ser necessário sujar as mão ou calçar umas luvas para remover o filtro para que as empresas limpa fossas possam despejar as fossas quando necessário ou nos períodos indicados e aconselhados pela nossos serviços técnicos.